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  • Foto do escritorLuciene Lopes Aragão

Jogos e Brincadeiras Africanas e Afro-brasileiras

Figura 1 - Crianças brincando em São Luís - MA

Fonte: Carlos Magno, publicado em 2021.


No dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data foi instituída oficialmente em 2011 através da lei n°12.519 e refere-se ao dia da morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, lembrado como símbolo de resistência à escravidão. A instituição da data ocorreu por conta da constante luta e reinvindicação do movimento negro e, desde então, novembro é lembrado como o mês em que se acentua o debate racial no nosso país.


Quando se fala em consciência negra é habitual que o assunto se volte às diversas opressões que são direcionadas às pessoas negras por conta do racismo - o que é imprescindível, sem dúvida, já que o silêncio é um dos fatores para que o racismo tenha a sua manutenção e para que ele se fortaleça na nossa sociedade. Mas é igualmente necessário lembrar também que as vivências negras não se resumem ao racismo.


Ainda no que tange o Dia da Consciência Negra, a lei nº10.639 de 2003 estabelece o ensino sobre a História e Cultura Afro-brasileira, necessário para não nos esquecermos que a cultura brasileira também foi construída por pessoas negras, trazidas de diversos países africanos e que seus traços culturais constituem ricamente nosso cotidiano. Esses traços estão na música, na culinária, na literatura, na religião, na dança e em diversas outras áreas do conhecimento, inclusive em nossas brincadeiras. O uso e ensino de jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras contribui para uma educação antirracista e para a constução da identidade da criança negra. As brincadeiras, os brinquedos e os jogos fazem parte do cotidiano infantil, os mesmos proporcionam momentos de prazer e aprendizagem, isto é, por meio dessas atividades as crianças se divertem, se socializam e aprendem. Sendo assim, o lúdico sempre está presente nessas atividades colaborando com a formação da criança e sua identidade (MOCHI, 2019, p.02).


Pensando nisso, nós separamos algumas brincadeiras africanas para vocês conhecerem.


A primeira brincadeira é conhecida como Kudoda:


A segunda é um jogo de tabuleiro chamado Labirinto:


E a terceira é chamada de Terra e Mar:


Para mais jogos e brincadeiras consulte:


Autoria: Luciene Lopes Aragão

Revisão: Equipe Brinquedoteca UFSJ


Referências:

BRASIL. Lei 12.519, de 10 de novembro de 2011. Institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12519.htm. Acesso: 19 de novembro de 2021.

BRASIL. Lei 10.639, de 09 de novembro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” e dá outras providências. Brasília: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso: 19 de novembro de 2021.

PINTO, Ana Flávia Magalhães. 20 de Novembro e a defesa de nossos melhores sonhos de liberdade. Folha de São Paulo. Disponível em: https://www.geledes.org.br/20-de-novembro-e-a-defesa-de-nossos-melhores-sonhos-de-liberdade/. Acesso: 19 de novembro de 2021.

MOCHI, Elaine Aparecida dos Santos. Jogos e Brincadeiras Africanas e Afro-Brasileiras no Espaço Escolar. Brasil-Argentina, v.03, n.01, Jul/19. Disponível em: http://sites.uem.br/neiab/revista-neiab/artigo-3.pdf. Acesso: 19 de novembro de 2021.

ROSS, Rosemary de. Hoje na história, 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência

TRINDADE, Azoilda Loretto da. Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros na Educação Infantil. Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT). Disponível em: http://www.diversidadeducainfantil.org.br/PDF/Valores%20civilizat%C3%B3rios%20afrobrasileiros%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20infantil%20-%20Azoilda%20Trindade.pdf

Acesso: 19 de novembro de 2021.



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