top of page

Sobre nós

 Na UFSJ, a Brinquedoteca se inseriu como um dos espaços do LAPIP - Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial, composto por um grupo de professores de várias áreas. Ao longo do tempo, professores de outros departamentos também atuaram em uma gama variada de projetos que têm como marca fundamental a pesquisa e a intervenção psicossocial.

 Atualmente, a Brinquedoteca UFSJ conta com a coordenação da profa Alessandra Pimentel, do departamento de Psicologia. Na equipe, os bolsistas são oriundos dos cursos de Pedagogia, Teatro, Psicologia, Ciências da Computação e Música. Tem-se ainda estagiários provenientes do curso de Psicologia e alunos extensionistas de vários cursos.

Inaugurada em fevereiro de 2003, a Brinquedoteca tem funcionado como um laboratório permanente para a criação e exploração de brinquedos, jogos e estratégias formativas dos alunos dos diversos cursos da universidade, através de trabalhos de pesquisa e extensão.

Desde a sua criação trabalhou com o Centro de Referência em Assistência ao Menor, a ONG Vida Nova e a Casa Lar de São João del-Rei Regional e do Tejuco. Nos últimos anos, tem focado atividades também com a APAE, além de escolas e pré-escolas da região.

Nossa Brinquedoteca, além de atividades realizadas fora da UFSJ, recebe visitas de escolas e de crianças da cidade. Para isso, basta nos contatar indicando o interesse!

As atividades direcionadas ao público interno (crianças que têm vínculo com servidores e/ou alunos UFSJ), através das Oficinas Lúdicas, têm propostas voltadas para a Musicalização e o Circo.

bottom of page